Novidade da Expofeira

Prova reuniu animais e caminhonete usados para lida campeira

Lizie Antonello

"

A 46ª Expofeira de Santa Maria trouxe uma novidade que colocou na mesma pista a força, a tração, a resistência e a beleza dos cavalos e da tecnologia automotiva. A Prova Chevrolet S10 Carro Cavalo estreou na feira e na cidade reunindo a rusticidade do trabalho no campo à modernidade das raças e à tecnologia do veículo utilizado na lida campeira.

:: Expofeira termina neste domingo

A prova durou pouco menos de uma hora e ocorreu na pista de rodeios do Centro de Eventos da UFSM. Dezesseis duplas de cidades da Região Metropolitana e Central fizeram o circuito. Na primeira etapa, cavaleiros, montados em seus cavalos, faziam um circuito que misturava corrida direta e ziguezague entre varetas. Depois, o cavaleiro apeava, corria até onde estava a caminhonete, embarcava, colocava o cinto e descansava as mãos no painel. Neste instante, o fiscal da prova fechava a porta do veículo dando início à segunda parte: uma corrida com a caminhonete em meio a balizas com bolinhas de tênis em cima. Vencia a dupla que completasse todo o percurso no menor tempo. A queda de uma baliza ou bolinha representava acréscimo de cinco segundos no tempo do competidor.

Enquanto cavaleiros e condutores demonstravam agilidade e precisão na pista de areia, um narrador de rodeio fazia graça ao microfone e deixava a prova ainda mais animada para as dezenas de pessoas que assistiam. A prova é organizada pela Referencial Centro Equestre, com sede em Guaíba, em parceria com a Chevrolet e percorre o Estado.
_ O cavalo que, antigamente, era usado para transporte, hoje é usado para o trabalho no campo, assim como a S10, que é um utilitário. Os cavalos evoluíram em morfologia e se tornaram objeto de desejo de fazendeiros. A caminhonete associa a tecnologia de um carro de passeio, o conforto, o apelo da beleza e da recreação. Ambos são exemplos de tração e força _ resumiu José Antônio Saccol, o Tonho, da concessionária Chevrolet na cidade.

Ao final, a dupla vencedora foi de Guaíba. Adolfo Sebastião Júnior dirigiu a caminhonete e a filha dele Júlia Sebastião montou um cavalo da raça árabe. O tempo foi de um minuto. Em segundo ficou uma dupla de Santa Maria: Fabiano Mesquita e Felipe Rocha (1 minuto e 3 segundos) e, no desempate pelo terceiro lugar, Fernanda Camargo e o filho Mateus, de Guaíba, conseguiram fechar o circuito em 58 segundos. Todos ganharam troféus.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

CDL Santa Maria entrega prêmios de promoção

Próximo

UFSM oferece curso de capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação

Economia